Bem-vindo à página da UNICRE

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
A+ A-Separador Email
História da Unicre

1974

Constituição

A 27 de Fevereiro autoriza-se a constituição da Unicre - Cartão Internacional de Crédito, S.A.. 

A 17 de Abril é assinada a escritura de constituição. Com um capital social de dezoito mil contos, o primeio grupo de accionistas foi contituído pelos Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.  

O primeiro Conselho de Administração foi constituido pelo Engº Francisco de Lacerda (Presidente) do BBI e teve como Vogais: Dr. José Roquette (BES), Dr. Vítor Coimbra Torres (BFB), Sr. Jorge Anastácio (BNU), Dr. Trigo de Negreiros (BPA) e Dr. Carlos Ribeiro Ferreira (BTA).

As funções executivas da empresa foram assumidas pelo Eng.º Sebastião de Lancastre. 

Inicio da actividade

Agosto de 1974: inicio do registo de transacções com os cartões MasterCharge, sendo a sua utilização limitada a utilizadores estrangeiros. No primeiro dia de actividade registaram-se 18 transacções. 

4 de Novembro de 1974: emissão dos primeiros Cartões Unibanco, sob a marca MasterCharge/Interbank, nas modalidades individual e empresa.

1979

O Cartão Unibanco adopta uma nova imagem, baseada nas cores nacionais, na sequência de disposições legais que proibiam a utilização dos cartões portugueses no estrangeiro e, consequentemente a associação aos sistemas de pagamento internacionais. 


A Unicre é autorizada a negociar contratos de representação com os sistemas internacionais de pagamento: American Express, Carte Blanche e Diner's Club International.

 

1980

Início da publicação da Revista Unibanco.

 

O Crédito Predial Português constitui-se como sétimo accionista da Unicre.

 

1981

A Unicre instala-se no Algarve (em Faro, com um Delegado Comercial e ainda sem instalações próprias) e a 23 de Abril é autorizada a aderir à Visa International.

      

       1982

São emitidos os primeiros cartões Unibanco sob o sistema de pagamentos VISA (utilização apenas em Portugal).

Os cartões Unibanco passam a ser emitidos com banda magnética. 

É retomada a emissão de cartões para os residentes em Portugal para uso internacional, mas apenas na modalidade "Empresa", mantendo-se as restrições quanto ao tipo de despesas que se podem pagar.

Com a entrada da Caixa Geral de Depósitos e da União de Bancos Portugueses o número de accionistas da Unicre sobe para nove.

Em Junho é inaugurada a Delegação Comercial no Algarve, em instalações próprias (no nº 21 da Rua Baptista Marçal, Faro). 

 

1983

Inauguração do Edifício Sede da Unicre, na Av. António Augusto de Aguiar, n.º 122, em Lisboa.

 

1984

A 30 de Março a operação Cartão Sottomayor é integrada na Unicre. O Cartão Unibanco passar a ser o único cartão de crédito emitido em Portugal.

O Banco Pinto & Sotto Mayor integra o grupo de accionistas,passando a ser o décimo.

 

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos estabelecimentos comerciais do primeiro cartão de débito emitido em Portugal, o Cartão Totta Gold. 

A 31 de Maio, os cartões Unibanco são autorizados a retomar a emissão com validade internacional, iniciando-se o pagamento de despesas no estrangeiro, sem limitações.

Em Agosto os cartões do sistema internacional JCB passaram a ser aceites nos estabelecimentos comerciais nacionais.

 

1987

A Redunicre instala o primeiro sistema electrónico que permite aos comerciantes acederem automaticamente ao serviço de autorizações.

 

1988

A publicação de novas disposições legais permitiu aos Bancos retomarem operações próprias de emissão de cartões de crédito em Portugal.

A 7 de Dezembro são inauguradas as  instalações da Unicre, na cidade do Porto, na Avenida da Boavista.

O Teatro Maria Matos é a primeira sala de espectáculos em Portugal a aceitar o pagamento dos bilhetes com os cartões Unibanco. 

 

1990

Em Abril a Redunicre instala os primeiros Terminais Electrónicos de Pagamento nos estabelecimentos comerciais nacionais.

 

1991

É emitido o primeiro cartão Unibanco Gold.

 

1994

Abertura da Delegação da Madeira, no Funchal. 


Início da emissão do cartão Unibanco Metropolis (em Outubro).

 

1996

Iniciou-se a aceitação de cartões da marca Tarjeta 6000 (actualmente, Euro 6000) nos estabelecimentos comerciais aderentes à Redunicre.

 

1997

Numa operação conjunta da Visa International e da Unicre, a 1 de Maio, é lançada  uma das maiores campanhas de sempre de promoção de Portugal como destino turístico ("Portugal Welcomes Visa") e de incentivo ao uso dos cartões pelos turistas estrangeiros nos comerciantes nacionais. A campanha durou 12 meses.

 

1998

Realizou-se a 21 de Abril a primeira transacção de Comércio Electrónico Seguro (protocolo SET), em Portugal.

Pela primeira vez, o total das transacções com cartões através da Unicre ultrapassou o milhar de milhões de contos. Também pela primeira vez, o número de transacções ultrapassou os 100 milhões.

 

2000

O Director-Geral da Unicre,  Sr. Engº. Sebastião de Lancastre cessa funções após 26 anos de serviço na empresa.

Lançamento do primeiro cartão de crédito para utilização exclusiva em compras na Internet (Unibanco Net Net).

Renovação da imagem do Unibanco com alteração das linhas de comunicação e da imagem dos cartões. A marca Unibanco passa a estar presente sempre no prefixo de todos os produtos e serviços e reforço a comunicação dos seus valores: Progresso, bem-estar e proximidade.  

 

2001

A 1 de Janeiro, como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito de uma das maiores operações da história dos serviços da Unicre, concretizou-se com enorme sucesso a aceitação plena dos pagamentos na nova unidade monetária europeia:o Euro.

Lançamento do serviço gratuito Unibanco Connect, para ajudar, em exclusivo, os clientes Unibanco a gerirem o seu orçamento pessoal.

 

2002

A  Unicre alcança a meta de colocação de 50.000 terminais de aceitação de cartões, tendo alcançado uma facturação de 10.816 milhões de Euros.

 

2005

Alteração da denominação da empresa e do seu objecto social: transformação da Unicre em IFIC - Instituição Financeira de Crédito, com actividade enquadrada nos termos definidos pelo Dec.- Lei nº 188/2002 e pelo Regime Geral das Instituições Financeiras de Crédito e Sociedades Financeiras.

Esta transformação determinou um aumento do capital social para o montante de 10.000.000 de euros. 

 

2006

Início da instalação de uma nova solução de pagamentos seguros na internet para comerciantes - implementação do protocolo 3D Secure - Verified by Visa (em Janeiro)

Lançamento do primeiro cartão em Portugal dedicado à cultura (em Setembro). Esta primeira edição do cartão Unibanco "A Palavra" foi dedicada ao poeta Fernando Pessoa. 

Inicia-se o desenvolvimento de múltiplas parcerias comerciais que possibilitam aos Clientes Unibanco a compra de produtos com pagamento em prestações e entrega gratuita em casa.

Aprovação e publicação do Código de Conduta da Unicre, tendo por objectivo o alinhamento da Empresa numa mesma atitude perante o mercado, os colaboradores e restantes stakeholders.

Nos sistemas de informação e de gestão internos da Unicre, iniciou-se a preparação para a aceitação do cartão V-Pay, cartão de débito chip and pin desenhado pela Visa International para o espaço SEPA (Single European Payment Area). 

 

2007

Iniciou-se o serviço Unibanco Viagens on line para Clientes particulares e empresa.

Juntamente com a AEP - Associação Empresarial de Portugal, a Unicre assina um protocolo mediante o qual patrocina e participa na Campanha "Compro o que é nosso", para promover os produtos portugueses de qualidade junto dos consumidores nacionais.

Lançamento do cartão Credivisão, em parceria com a rede de lojas Optivisão. Pela primeira vez um cartão de crédito possibilita ao Cliente a fragmentação do crédito, sem juros, no ponto de venda e no momento da transacção, através de uma solução tecnológica inovadora, desenvolvida pela Redunicre.

Lançamento do primeiro cartão Distribution Card Visa na Europa, um sistema de pagamentos para o sector da distribuição (em Novembro).

Lançamento do projecto piloto do serviço Dynamic Currency Conversion em comerciantes de referência do sector Travel & Entertainment. 

Lançamento dos serviços on line para comerciantes que incluem a possibilidade de adesão on line e o acesso à plataforma de homebanking.

Lançamento da segunda edição do cartão Unibanco "A Palavra", dedicada a Eça de Queirós.Pela primeira vez um cartão é personalizado com frases de um escritor e cada utilizador do cartão escolhe a frase preferida.

 

2008

Criação do cartão Unibanco Advantage: Emitido em parceria é um cartão multifuncional, que associa benefícios gerais e vantagens especificas nas compras efectuadas nas lojas dos comerciantes aderentes e incorpora uma vertente de crédito flexível. 

 

2009

Comemoração dos 35 anos da empresa com a edição, entre outras iniciativas, do livro "Futuro - Ideias para um mundo brilhante".

Lançamento do cartão Unibanco Life (Fevereiro).

Inicio da aceitação de pagamentos dos cartões do sistemade pagamentos Discover nos comerciantes aderentes à Redunicre.

Implementação do Portal de Serviços exclusivo para Comerciantes (disponibilização de um serviço 24 horas).

Criação e lançamento do Cartão Unibanco Atitude, o primeiro cartão do mundo com o conceito ECO - nómico.

Disponibilização da "Solução de Pagamentos Integrados" escífica para o sector da Hotelaria. Esta solução permite que o cliente do hotel use todos os serviços apresentando o cartão de pagamento apenas no "check in".

Lançamento do extracto em formato digital para os clientes Unibanco, fomentando uma mudança de atitude e uma maior responsabilidade quanto à preservação do meio ambiente, nomeadamente das florestas nacionais.

Desenvolvimento do projecto da Pegada Ecológica.

 

2010

Início do projecto que irá dotar a empresa de uma nova plataforma informática de suporte às áreas de negócio e que permitirá aumentar a eficiência operacional, alargar e inovar na oferta de produtos e serviços, reduzir o “time to market”.
  
Lançamento do piloto com tecnologia Contactless.
 
Instalação dos primeiros terminais Tax Free Service.
 
Participação nos programas educacionais “Aprender a Empreender" da Associação Junior Achievement Portugal: um projecto de responsabilidade social e voluntariado.   
 
Criação da Provedoria do Cliente da Unicre.
 
Inicio do projecto piloto para pagamentos nos Parques de Estacionamento.
 
Lançamento do cartão Distribuição Recheio.
 
Lançamento do cartão Unibanco Gift, o primeiro cartão presente que pode ser usado em mais de 350.000 estabelecimentos.
 
 
2011
 

Lançamento da linha de crédito pessoal “U Crédito”.

Início da migração dos terminais virtuais para as novas soluções Redunicre E-Commerce e Mail Order/Telephone Order (MOTO).
 

Lançamento do cartão BP Power Plus             

Inicio do projecto-piloto “Solução integrada para Retalho”. 
 
Incorporação nas portagens das auto-estradas das soluções da Redunicre.
      
Implementação da solução da Redunicre para aceitação de pagamentos via smartphones e tablets PC.
 
Lançamento da nova imagem institucional da Unicre (primeira renovação da imagem em 37 anos).
  
Implementação das funcionalidades MB Spot nos cartões Unibanco.
 
Lançamento do novo site Unibanco (novas funcionalidades, informações e imagem).
 
Lançamento dos cartões Holmes Place e Dolce Vita.
 
 
2012
 
Lançamento do cartão Alegria: este cartão presente permite contribuir com dois euros para o apoio das crianças e jovens que beneficiam da acção social da Fundação do Gil.

  

Solução Pagamentos Integrados Hotelaria: estabelecidos acordos de instalação com 80 unidades hoteleiras. 
 
Lançamento da solução Redunicre@Payments (permite aos comerciantes aceitarem pagamentos à distância, de forma segura, sem que tenham de desenvolver uma loja virtual).   
 
 
 
2013
 
A solução de aceitação "Dynamic Currency Conversion" passa a incluir a aceitaçao em três novas moedas: Rublo russo, Kwanza Angolano e Real.
 
Lançamento da Unibanco Wallet.
 
Lançamento do "Projecto US". As siglas correspondem à designação "Unicre Solidária".
 
Lançamento da Revista Unibanco em formato digital.
 
Lançamento do projecto Unicre Contactless (vertentes comerciantes e cartões).
 
 
2014
 
Comemoração dos 40 anos da empresa.
 
Lançamento da campanha de comunicação "Unibanco pelo sim, pelo sim".
 
A marca Unibanco adoptou uma nova assinatura.
 
Implementação do primeiro programa anual de responsabilidade social (edição especial comemorativa dos 40 anos). 
 
Lançamento do novo site Unibanco Seguros.
 
Implementação da campanha "40 anos, 40 IPADS".  
 
Presença do Unibanco no Facebook através da página "Contar histórias felizes". 
 
 
2015
 
Lançamento da nova campanha de comunicação dos cartões Unibanco "Este é o momento".
 
Assinatura do Protocolo com a China UnionPay o qual permitirá a aceitação dos respectivos cartões nos comerciantes aderentes à Redunicre.    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
  
 
Lançamento de três novos cartões em parceria com três entidades de distintos sectoress: Pingo Doce, ClubeFashion e MSCAR.
 

 

 

 

 

 
 
Imprimir
Voltar
Clique
Clique
Clique
UNICRE © 2017 - Todos os Direitos Reservados