1974

Emissão dos primeiros Cartões UNIBANCO, sob a marca MasterCharge/Interbank, nas modalidades individual e empresa.

1979

A UNICRE é autorizada a negociar
contratos de representação com
os sistemas internacionais de pagamento: American Express, Carte Blanche e Diner’s Club International.

1983

Inauguração do Edifício Sede da UNICRE, na Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa.

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos estabelecimentos comerciais do primeiro cartão de débito emitido em Portugal, o Cartão Totta Gold. 

1990

Em Abril, a Redunicre instala os primeiros Terminais Electrónicos de Pagamento nos estabelecimentos comerciais nacionais.

1997

Numa operação conjunta da Visa International e da UNICRE é lançada  uma das maiores campanhas de sempre de promoção de Portugal como destino turístico (“Portugal Welcomes Visa”) e de incentivo ao uso dos cartões pelos turistas estrangeiros, nos comerciantes nacionais. 

2000

Lançamento do primeiro cartão de crédito para utilização exclusiva em compras na Internet (UNIBANCO Net Net).

2001

A 1 de Janeiro, como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito de uma das maiores operações da história dos serviços da UNICRE, concretizou-se com enorme sucesso a aceitação plena dos pagamentos na nova unidade monetária europeia: o Euro.

2005

Esta transformação determinou um aumento do capital social para o montante de 10.000.000 de euros. 

2006

Inicia-se o desenvolvimento de múltiplas parcerias comerciais que possibilitam aos Clientes UNIBANCO a compra de produtos com pagamento em prestações e entrega gratuita em casa.

2007

Iniciou-se o serviço UNIBANCO Viagens on-line para Clientes particulares e empresa.

2007

Lançamento do primeiro cartão Distribution Card Visa na Europa, um sistema de pagamentos para o setor da distribuição.

2009

Lançamento do cartão Unibanco Life e do cartão Unibanco Atitude, o primeiro cartão do mundo com o conceito ECO-nómico.

2009

Disponibilização da “Solução de Pagamentos Integrados” especifica para o sector da Hotelaria. Esta solução permite que o cliente do hotel use todos os serviços apresentando o cartão de pagamento apenas no “check in“.

2010

Inicio do projecto piloto para pagamentos nos Parques de Estacionamento. 

2011

Lançamento da nova imagem institucional da UNICRE (primeira renovação da imagem em 37 anos).  Lançamento da linha de crédito pessoal “U Crédito”. As soluções Redunicre são incorporadas nas portagens das auto-estradas.

2012

Lançamento do cartão Alegria, uma parceria entre a UNICRE e a Fundação do Gil e da solução Redunicre@Payments.

2014

Lançamento do projecto UNICRE Contactless (vertentes comerciantes e cartões).

2016

UNIBANCO ganha prémio
“Marca Melhor Reputação 2016”
na categoria de Instituições
Financeiras (prémios Marktest).

2017

Lançamento de novos serviços UNIBANCO, para o setor das agências de viagens e operadores turísticos: VPS (Virtual Payments Solution) e o BSPayments.

2018

Nova linha de comunicação do UNIBANCO – maior associação da marca ao dia-a-dia das pessoas, demonstrando a flexibilidade dos cartões de crédito e do crédito pessoal e criando ligações mais fortes através de conteúdos digitais.

2019

Cartão UNIBANCO Atitude recebe prémio “Melhor Cartão de Pontos 2019”.

2020

Lançamento oficial de uma nova arquitetura de marcas (UNIBANCO e agora REDUNIQ), que corporiza no seu posicionamento o desafio de simplificar e facilitar toda a experiência de pagamento.

2020

Lançamento do REDUNIQ Smart, o novo terminal de pagamentos Android
e alargamento da oferta da REDUNIQ,
com o lançamento do Pagamento
de Serviços nas soluções online.

2021

Mudança de sede da UNICRE para um novo espaço de piso único que, através de uma arquitetura open space, proporciona uma cultura de trabalho de partilha.

2021

Lançamento da Conta UNIBANCO, 100% digital, que pode ser movimentada através de um cartão virtual pré-pago recarregável. A primeira oferta “sem crédito” do UNIBANCO.

2022

Lançamento da nova solução “QR Code Estático MBWay”, nos transportes coletivos do Porto e disponibilização de pagamentos com Google Pay.

2023

Lançamento oficial do REDUNIQ Soft;
Reconhecimento do REDUNIQ Soft
com o prémio ACEPI Navegantes XXI
(categoria Melhor Projeto de Evolução
Digital no Comércio de Proximidade)

2023

Novo máximo histórico de valor
transacionado em apenas um ano:
28,8 mil milhões de euros transacionados
na REDUNIQ

2023

Projeto MassTransit no metro de Lisboa, que possibilita aos passageiros ocasionais usufruirem de toda a rede do Metro de Lisboa, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.

1974

No dia 17 de Abril é assinada a escritura de constituição da UNICRE. Com um capital social de dezoito mil contos, o primeiro grupo de acionistas foi constituído pelos Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.

1979

O Cartão UNIBANCO adota uma nova imagem, baseada nas cores nacionais, na sequência de disposições legais que proibiam a utilização dos cartões portugueses no estrangeiro e, consequentemente, a associação aos sistema de pagamento internacionais.

1982

São emitidos os primeiros cartões UNIBANCO sob o sistema de pagamentos VISA (utilização apenas em Portugal).

1984

O Cartão UNIBANCO passa a ser o único cartão de crédito emitido em Portugal.

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos ão autorizados a retomar a emissão com validade internacional, iniciando-se o pagamento de despesas no estrangeiro, sem limitações.

1991

É emitido o primeiro cartão UNIBANCO Gold.

1998

Pela primeira vez, o total das transacções com cartões através da UNICRE ultrapassou o milhar de milhões de contos. Também pela primeira vez, o número de transacções ultrapassou os 100 milhões.

2000

Renovação da imagem do UNIBANCO, com alteração das linhas de comunicação e da imagem dos cartões. A marca UNIBANCO passa a estar presente sempre no prefixo de todos os produtos e serviços e reforço a comunicação dos seus valores: Progresso, Bem-Estar e Proximidade.  

2005

Alteração da denominação da empresa e do seu objecto social: transformação da UNICRE em IFIC – Instituição Financeira de Crédito, com actividade enquadrada nos termos definidos pelo Dec.- Lei nº 188/2002 e pelo Regime Geral das Instituições Financeiras de Crédito e Sociedades Financeiras.

2006

Início da instalação de uma nova solução de pagamentos seguros na internet para comerciantes – implementação do protocolo 3D Secure – Verified by Visa.

2006

Nos sistemas de informação e de gestão internos da UNICRE, iniciou-se a preparação para a aceitação do cartão V-Pay, cartão de débito chip and pin desenhado pela Visa International para o espaço SEPA (Single European Payment Area). 

2007

Lançamento do cartão Credivisão, em parceria com a rede de lojas Optivisão. Pela primeira vez um cartão de crédito possibilita ao Cliente a fragmentação do crédito, sem juros, no ponto de venda e no momento da transacção, através de uma solução tecnológica inovadora, desenvolvida pela Redunicre.

2008

Criação do cartão UNIBANCO Advantage: emitido em parceria, é um cartão multifuncional, que associa benefícios gerais e vantagens específicas nas compras efectuadas nas lojas dos comerciantes aderentes, e incorpora uma vertente de crédito flexível. 

2009

Início da aceitação de pagamentos dos cartões do sistema de pagamentos Discover nos comerciantes aderentes à Redunicre.

2010

Lançamento do piloto com tecnologia Contactless e instalação dos primeiros terminais Tax Free Service.

2010

Lançamento do piloto com tecnologia Contactless e Lançamento do cartão Distribuição Recheio e do cartão UNIBANCO Gift, o primeiro cartão presente que pode ser usado em mais de 350.000 estabelecimentos. 

2011

Implementação da solução da Redunicre para aceitação de pagamentos via smartphones e tablets PC. 

2013

Lançamento do projecto UNICRE Contactless (vertentes comerciantes e cartões).

2015

Lançamento do projecto UNICRE Assinatura do Protocolo com a China UnionPay, o qual permitirá a aceitação dos respectivos cartões nos comerciantes aderentes à Redunicre.  

2016

A Redunicre passa a ter
em todos os seus terminais
o serviço de Conversão
de Moeda (DCC).

2017

O serviço MBWay passou a estar disponível para os clientes UNIBANCO
e os cartões de crédito UNIBANCO passam a ser aceites nos comerciantes da rede MB (Only).

2018

Chat UNIBANCO ganha o 1º Prémio
dos “Troféus Contact Center 2018”.

2019

Redunicre aceita pagamentos com Iphone e Apple Watch em 96.000 terminais com a funcionalidade contactless.

2020

Produção de novos cartões UNIBANCO, com uma nova imagem e produzidos em materiais mais ecológicos (PVC degradável).

2020

Lançamento de um novo serviço
de informação, REDUNIQ INSIGHTS,
que apresenta dados, periodicamente,
sobre o retalho nacional.

2021

Lançamento do REDUNIQ Easy, uma solução que permite aceitar pagamentos por cartão, segundo uma mensalidade fixa. Associação dos cartões UNIBANCO às wallets de pagamentos digitais, Apple Pay, Fit Bit Pay e Garmin Pay.

2021

Novo máximo histórico de valo transacionado em apenas um ano: 20,4 mil milhões de euros e quase 600 milhões de transações na REDUNIQ.

2022

A possibilidade de fracionamentos
sem custos foi alargada a todos
os produtos UNIBANCO
Particulares.

2023

Simplificação da oferta UNIBANCO,
através do lançamento de um único
cartão, o cartão UNIBANCO.

2023

Lançamento do “Parcela Já com UNICRE”, uma oferta de Buy Now Pay Later, que permite aos comerciantes oferecerem aos seus Clientes a possibilidade de parcelamento sem juros, diretamente no terminal de pagamento.

1974

Emissão dos primeiros Cartões UNIBANCO, sob a marca MasterCharge/Interbank, nas modalidades individual e empresa.

1974

No dia 17 de Abril é assinada a escritura de constituição da UNICRE. Com um capital social de dezoito mil contos, o primeiro grupo de acionistas foi constituído pelos Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.

1979

A UNICRE é autorizada a negociar
contratos de representação com
os sistemas internacionais de pagamento: American Express, Carte Blanche e Diner’s Club International.

1979

O Cartão UNIBANCO adota uma nova imagem, baseada nas cores nacionais, na sequência de disposições legais que proibiam a utilização dos cartões portugueses no estrangeiro e, consequentemente, a associação aos sistema de pagamento internacionais.

1982

1983

Inauguração do Edifício Sede da UNICRE, na Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa.

1984

O Cartão UNIBANCO passa a ser o único cartão de crédito emitido em Portugal.

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos ão autorizados a retomar a emissão com validade internacional, iniciando-se o pagamento de despesas no estrangeiro, sem limitações.

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos estabelecimentos comerciais do primeiro cartão de débito emitido em Portugal, o Cartão Totta Gold. 

1990

Em Abril, a Redunicre instala os primeiros Terminais Electrónicos de Pagamento nos estabelecimentos comerciais nacionais.

1991

É emitido o primeiro cartão UNIBANCO Gold.

1997

Numa operação conjunta da Visa International e da UNICRE é lançada  uma das maiores campanhas de sempre de promoção de Portugal como destino turístico (“Portugal Welcomes Visa”) e de incentivo ao uso dos cartões pelos turistas estrangeiros, nos comerciantes nacionais. 

1998

Pela primeira vez, o total das transacções com cartões através da UNICRE ultrapassou o milhar de milhões de contos. Também pela primeira vez, o número de transacções ultrapassou os 100 milhões.

2000

Renovação da imagem do UNIBANCO, com alteração das linhas de comunicação e da imagem dos cartões. A marca UNIBANCO passa a estar presente sempre no prefixo de todos os produtos e serviços e reforço a comunicação dos seus valores: Progresso, Bem-Estar e Proximidade.  

2000

Lançamento do primeiro cartão de crédito para utilização exclusiva em compras na Internet (UNIBANCO Net Net).

2001

A 1 de Janeiro, como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito de uma das maiores operações da história dos serviços da UNICRE, concretizou-se com enorme sucesso a aceitação plena dos pagamentos na nova unidade monetária europeia: o Euro.

2005

Esta transformação determinou um aumento do capital social para o montante de 10.000.000 de euros. 

2005

Alteração da denominação da empresa e do seu objecto social: transformação da UNICRE em IFIC – Instituição Financeira de Crédito, com actividade enquadrada nos termos definidos pelo Dec.- Lei nº 188/2002 e pelo Regime Geral das Instituições Financeiras de Crédito e Sociedades Financeiras.

2006

Início da instalação de uma nova solução de pagamentos seguros na internet para comerciantes – implementação do protocolo 3D Secure – Verified by Visa.

2006

Inicia-se o desenvolvimento de múltiplas parcerias comerciais que possibilitam aos Clientes UNIBANCO a compra de produtos com pagamento em prestações e entrega gratuita em casa.

2006

Nos sistemas de informação e de gestão internos da UNICRE, iniciou-se a preparação para a aceitação do cartão V-Pay, cartão de débito chip and pin desenhado pela Visa International para o espaço SEPA (Single European Payment Area). 

2007

Lançamento do cartão Credivisão, em parceria com a rede de lojas Optivisão. Pela primeira vez um cartão de crédito possibilita ao Cliente a fragmentação do crédito, sem juros, no ponto de venda e no momento da transacção, através de uma solução tecnológica inovadora, desenvolvida pela Redunicre.

2007

Iniciou-se o serviço UNIBANCO Viagens on-line para Clientes particulares e empresa.

2007

Lançamento do primeiro cartão Distribution Card Visa na Europa, um sistema de pagamentos para o setor da distribuição.

2008

Criação do cartão UNIBANCO Advantage: emitido em parceria, é um cartão multifuncional, que associa benefícios gerais e vantagens específicas nas compras efectuadas nas lojas dos comerciantes aderentes, e incorpora uma vertente de crédito flexível. 

2009

Lançamento do cartão Unibanco Life e do cartão Unibanco Atitude, o primeiro cartão do mundo com o conceito ECO-nómico.

2009

Início da aceitação de pagamentos dos cartões do sistema de pagamentos Discover nos comerciantes aderentes à Redunicre.

2009

Disponibilização da “Solução de Pagamentos Integrados” especifica para o sector da Hotelaria. Esta solução permite que o cliente do hotel use todos os serviços apresentando o cartão de pagamento apenas no “check in“.

2010

Lançamento do piloto com tecnologia Contactless e instalação dos primeiros terminais Tax Free Service.

2010

Lançamento do piloto com tecnologia Contactless e Lançamento do cartão Distribuição Recheio e do cartão UNIBANCO Gift, o primeiro cartão presente que pode ser usado em mais de 350.000 estabelecimentos. 

2010

Inicio do projecto piloto para pagamentos nos Parques de Estacionamento. 

2011

Implementação da solução da Redunicre para aceitação de pagamentos via smartphones e tablets PC. 

2011

Lançamento da nova imagem institucional da UNICRE (primeira renovação da imagem em 37 anos).  Lançamento da linha de crédito pessoal “U Crédito”. As soluções Redunicre são incorporadas nas portagens das auto-estradas.

2012

Lançamento do cartão Alegria, uma parceria entre a UNICRE e a Fundação do Gil e da solução Redunicre@Payments.

2013

Lançamento do projecto UNICRE Contactless (vertentes comerciantes e cartões).

2014

Lançamento do projecto UNICRE Contactless (vertentes comerciantes e cartões).

2015

Lançamento do projecto UNICRE Assinatura do Protocolo com a China UnionPay, o qual permitirá a aceitação dos respectivos cartões nos comerciantes aderentes à Redunicre.  

2016

UNIBANCO ganha prémio
“Marca Melhor Reputação 2016”
na categoria de Instituições
Financeiras (prémios Marktest).

2016

A Redunicre passa a ter
em todos os seus terminais
o serviço de Conversão
de Moeda (DCC).

2017

O serviço MBWay passou a estar disponível para os clientes UNIBANCO
e os cartões de crédito UNIBANCO passam a ser aceites nos comerciantes da rede MB (Only).

2017

Lançamento de novos serviços UNIBANCO, para o setor das agências de viagens e operadores turísticos: VPS (Virtual Payments Solution) e o BSPayments.

2018

Chat UNIBANCO ganha o 1º Prémio
dos “Troféus Contact Center 2018”.

2018

Nova linha de comunicação do UNIBANCO – maior associação da marca ao dia-a-dia das pessoas, demonstrando a flexibilidade dos cartões de crédito e do crédito pessoal e criando ligações mais fortes através de conteúdos digitais.

2019

Cartão UNIBANCO Atitude recebe prémio “Melhor Cartão de Pontos 2019”.

2019

Redunicre aceita pagamentos com Iphone e Apple Watch em 96.000 terminais com a funcionalidade contactless.

2020

Lançamento oficial de uma nova arquitetura de marcas (UNIBANCO e agora REDUNIQ), que corporiza no seu posicionamento o desafio de simplificar e facilitar toda a experiência de pagamento.

2020

Lançamento do REDUNIQ Smart, o novo terminal de pagamentos Android
e alargamento da oferta da REDUNIQ,
com o lançamento do Pagamento
de Serviços nas soluções online.

2020

Produção de novos cartões UNIBANCO, com uma nova imagem e produzidos em materiais mais ecológicos (PVC degradável).

2020

Lançamento de um novo serviço
de informação, REDUNIQ INSIGHTS,
que apresenta dados, periodicamente,
sobre o retalho nacional.

2021

Mudança de sede da UNICRE para um novo espaço de piso único que, através de uma arquitetura open space, proporciona uma cultura de trabalho de partilha.

2021

Lançamento da Conta UNIBANCO, 100% digital, que pode ser movimentada através de um cartão virtual pré-pago recarregável. A primeira oferta “sem crédito” do UNIBANCO.

2021

Lançamento do REDUNIQ Easy, uma solução que permite aceitar pagamentos por cartão, segundo uma mensalidade fixa. Associação dos cartões UNIBANCO às wallets de pagamentos digitais, Apple Pay, Fit Bit Pay e Garmin Pay.

2021

Novo máximo histórico de valo transacionado em apenas um ano: 20,4 mil milhões de euros e quase 600 milhões de transações na REDUNIQ.

2022

Lançamento da nova solução “QR Code Estático MBWay”, nos transportes coletivos do Porto e disponibilização de pagamentos com Google Pay.

2022

A possibilidade de fracionamentos
sem custos foi alargada a todos
os produtos UNIBANCO
Particulares.

2023

Lançamento oficial do REDUNIQ Soft;
Reconhecimento do REDUNIQ Soft
com o prémio ACEPI Navegantes XXI
(categoria Melhor Projeto de Evolução
Digital no Comércio de Proximidade)

2023

Novo máximo histórico de valor
transacionado em apenas um ano:
28,8 mil milhões de euros transacionados
na REDUNIQ

2023

Projeto MassTransit no metro de Lisboa, que possibilita aos passageiros ocasionais usufruirem de toda a rede do Metro de Lisboa, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.

2023

Simplificação da oferta UNIBANCO,
através do lançamento de um único
cartão, o cartão UNIBANCO.

2023

Lançamento do “Parcela Já com UNICRE”, uma oferta de Buy Now Pay Later, que permite aos comerciantes oferecerem aos seus Clientes a possibilidade de parcelamento sem juros, diretamente no terminal de pagamento.