A UNICRE tem muito orgulho de ser hoje uma empresa que atingiu a paridade na representatividade global dos colaboradores, ao ser retratada por 54% de mulheres e 46% de homens

Estes indicadores enchem-nos de entusiasmo, porque para nós é importante mostrar que homens e mulheres trabalham em parceria e estão em pé de igualdade dentro da nossa empresa.

Reconhecemos o mérito e excelência de todos os nossos Unlockers no desempenhar das suas funções, nomeadamente, de todas as extraordinárias personalidades femininas que por aqui já passaram e que continuam a fazer parte da vida e evolução da nossa empresa.

Neste espaço, apresentamos as nossas Responsáveis de área e as Diretoras da UNICRE. Mulheres com determinação, que conquistaram percursos profissionais sólidos e que são hoje um exemplo de profissionalismo e compromisso, fundamentais para as próximas gerações e, sobretudo, para as líderes do futuro.

Assista às entrevistas e deixe-se empoderar pela atitude e pelas palavras desta mulheres.


Carla Amorim

Diretora de Gestão de Riscos e Compliance

Leonor Barros

Diretora de Capital Humano

Entrevista a Leonor Barros, Head of CH (Capital Humana) na instituição financeira UNICRE, abordando a representatividade do género no mercado de trabalho.

Enquanto responsável de CH (Capital Humano), como vê a representatividade de género no mercado de trabalho?

Tipicamente o mercado de trabalho tem sido ocupado pelos homens. É verdade que neste momento há todo um percurso já feito pelas mulheres, contudo e julgo que continuamos a assistir a alguns desequilíbrios, designadamente questões salariais (frequentemente as mulheres auferem menos do que os homens, bem como exercem cargos dentro das organizações com menos poder de decisão e menos lugares de topo) e para além disso existem responsabilidades acrescidas em termos familiares. Julgo, por isso, que estes serão alguns dos desequilíbrios que ainda encontramos, claramente, no mercado de trabalho.

Que desafios enfrentam as mulheres no mundo do trabalho e, em particular, no setor financeiro?

Eu julgo que o grande desafio, especialmente na área da banca e do setor financeiro, é a ocupação de cargos de administração. Tipicamente, estes cargos são ocupados por homens e por isso será este o grande desafio no mundo financeiro.

Atualmente 54 % dos colaboradores da instituição financeira UNICRE são mulheres. Como tem a empresa trabalhado para atingir este equilíbrio?

Conseguimos agora estes 54% de mulheres… e aquilo que vemos nos processos de recrutamento na nossa instituição financeira,  é que normalmente há mais mulheres do que homens, isto porque há mais mulheres licenciadas do que homens. Não fazemos qualquer tipo de distinção, mas tem havido esta feliz coincidência, de estarmos a conseguir, do ponto de vista do equilíbrio de género, mais mulheres do que homens.

Qual a sua maior inspiração feminina?

Eu poderia ter já pensado numa inspiração feminina… a verdade é que aquilo que me inspira são valores…, mas se me obrigarem a dizer uma inspiração feminina acho que diria a Madre Teresa de Calcutá.

Que mensagem gostaria de deixar às líderes do futuro?

Basicamente são 3 palavras: dediquem-se, envolvam-se e inspirem-se. Nós estaremos cá, na área do capital humano, à vossa espera, para ganharem naturalmente o vosso lugar dentro das organizações.