Colaborador Único


Jennifer Bento

O Colaborador Único deste mês é, na verdade, uma Colaboradora!

Considera-se criativa, com jeito para o design, mas foi durante a quarentena que descobriu um dos seus maiores talentos! Depois de ter falhado, redondamente, a fazer pão caseiro, Jennifer Bento, pasme-se, montou o seu pequeno negócio de ilustração digital!

Tudo começou com a exploração do Photoshop e do Illustrator, seguida da realização de pequenos trabalhos para amigos e conhecidos, como convites para casamentos, festas de aniversário ou logótipos para marcas. O talento para o design era óbvio, mas foi precisa uma pandemia para que Jennifer percebesse que também conseguia desenhar!

JB: “Sempre foi algo que quis experimentar, até os amigos já me tinham oferecido um curso digital e um tablet, mas não tinha tido ainda tempo para investir na ilustração.”

Aproveitando algum do tempo obrigatório em casa, começou por analisar as ilustrações de alguns artistas que já seguia para tentar perceber como fazem as ilustrações. Depois, foi aprender, no Youtube, a utilizar os pincéis do Photoshop. Quando a nossa Colaboradora Única partilhou o seu primeiro desenho com os amigos, ninguém acreditava que tinha sido ela.

JB: “Ninguém sabia que desenhava, eu também não, na verdade.”

No entanto, a técnica foi-se aprimorando e as circunstâncias do confinamento abriram-lhe portas para o passo que viria a dar a seguir: montar o seu próprio negócio de ilustração.

JB: “Nos aniversários de umas amigas, como estávamos longe por causa do confinamento, decidi fazer uma ilustração para lhes oferecer. Elas gostaram e começaram a partilhar no Instagram. Depois, receberam algumas mensagens a perguntar quem era o ilustrador. Nesse momento, percebi que talvez houvesse um mercado. Comecei a produzir conteúdo, a melhorar a técnica e criei um Instagram com o intuito de partilhar as ilustrações e montar um mini negócio próprio, que é algo que sempre gostei.”

E foi desta forma que Jennifer conseguiu juntar duas paixões: marketing (vendas, marca, negócio) e design (arte), ainda que, por enquanto, só veja a sua loja como um hobby.

É na página de Instagram @Meraki_lisboa que podemos encontrar as suas ilustrações. O nome da página – Meraki – tem origem grega e significa fazer tudo o que fazemos com amor, criatividade e alma, deixar, assim, um pouco de nós naquilo que fazemos. A nossa artista descobriu esta palavra há uns anos, nunca se esqueceu dela e, quando criou a página de Instagram, achou que faria todo o sentido ser esse o nome.

Quanto às inspirações para os desenhos, são várias:

JB: “Comecei por inspirar-me na moda, desenhar “as minhas it girls” com as tendências de moda e peças de roupas das lojas. Depois, comecei a fazer ilustração infantil, vou ser tia este ano e quis fazer quadros para o quarto do meu sobrinho.

Quando criei o Instagram surgiram alguns pedidos de ilustrações personalizadas de famílias, amigos, casais. Portanto, agora faço uma combinação dos 3, moda, ilustração infantil e ilustrações personalizadas.”

O processo criativo passa por procurar fotos no Pinterest, ver estilos, cabelos, roupas (às vezes nos próprios sites das lojas) e, depois, juntar todos os recortes numa collage que servirá de base para o desenho.

Cada vez que recebe uma encomenda, Jennifer confessa que o peso da responsabilidade aumenta e procura cuidar ao máximo de todos os detalhes para poder corresponder às expectativas do cliente. Em média, são precisas 4 horas para uma ilustração com uma ou duas pessoas. Já as ilustrações infantis, por serem desenhos mais simples, diz conseguir fazer em apenas 1.

Mas quisemos saber: Qual o maior desafio da ilustração?

JB: “A parte mais complicada de desenhar são sempre os cabelos, por isso é que ainda não me aventurei na ilustração de animais, em que o pelo domina.”

No futuro, espera-a um desafio ainda maior! Tem o objetivo de conseguir ilustrar em aquarela.

JB: “Considero que é mais complicado, por isso ainda não comecei. Espero que não seja preciso outra pandemia!”

Quando perguntámos se estaria disposta a fazer uma exposição, Jennifer diz preferir deixar isso para os profissionais, por considerar que ainda não tem técnica suficiente. No entanto, deixou um miminho para a UNICRE:

JB: “Espero que gostem! É um pouco diferente do que costumo fazer, mas queria fazer algo relacionado com o facto de cada um de nós estar em sua casa, conseguir gerir o seu tempo e, ainda assim, conseguir que tudo continue a funcionar na UNICRE.”

Adorámos! Ou melhor, A-DO-RÁ-MOS!

Para os interessados no trabalho da Jennifer, podem enviar mensagem privada para o instragram @Meraki_lisboa ou enviar email para omeumeraki@gmail.com.