Artigo Local Online
Os festejos dos Santos Populares engordaram as economias locais, com o São João a “bater” o Santo António. A faturação dos negócios da Invicta registou um aumento de 11,37%, enquanto a subida da faturação na capital fixou-se nos 4,53%, de acordo com os dados do Reduniq Insights.
O relatório realizado pela UNICRE, que avalia a evolução do desempenho do comércio através das transações por cartão, mostra que, apesar da subida da faturação na capital nortenha ter sido mais expressiva, o ticket médio desceu 3,16% no concelho do Porto, para os 22,90 euros, e manteve-se praticamente inalterado no de Lisboa, situando-se nos 33,31 euros.
A análise revela ainda que o ticket médio de origem estrangeira é significativamente mais elevado do que o nacional: 75% no Porto e 89% em Lisboa. A Norte, o valor médio gasto por cartões de origem nacional foi de 18,23 euros, o que contrasta com os 31,91 euros de ticket médio estrangeiro. Já na capital, os cartões nacionais registaram um gasto médio de 25,69 euros e os estrangeiros de 48,71 euros.