O acquiring é um setor que vive na encruzilhada do B2B2C: o público-alvo são os negócios (B2B), mas o sucesso de cada solução de aceitação de pagamentos depende também da adesão e do comportamento do consumidor final (B2C). E isso cria desafios (bem conhecidos pelas equipas de comunicação).

Quando comunicamos soluções para os negócios, focamo-nos, sobretudo, na necessidade que queremos suprir, seja aumentar vendas, expandir negócios, personalizar a oferta ou reduzir custos operacionais. Já quando pensamos no consumidor final, a tónica é a simplicidade. Quem trabalha no setor dos pagamentos já o sabe de cor: o ato de pagar deve ser rápido, fácil e intuitivo. Porque já que ninguém gosta de pagar, não faz sentido torná-lo ainda mais difícil. Por isso, quando comunicamos uma solução de pagamento ao cliente final, a mensagem deve, obrigatoriamente, traduzir essa simplicidade.

No entanto, para um acquirer, o principal target será sempre o comerciante, pelo que o verdadeiro desafio está em construirmos mensagens que tornem claro como o benefício para o consumidor gera também valor para o comerciante.