Entrevista de Luís Gama, CMO da UNICRE, à Grande Consumo.
A Unicre, em parceria com a Parcela Já, lançou uma solução que permite aos consumidores parcelarem os pagamentos de compras em loja, sem juros nem comissões. De acordo com Luís Gama, Chief Marketing Officer da Unicre, esta solução vem oferecer mais flexibilidade e conveniência aos clientes, bem como apoiar a digitalização dos pagamentos no comércio físico, pois permite aos comerciantes aumentarem as vendas e fidelizarem os clientes, sem custos adicionais. Acima de tudo, vem permitir que os comerciantes “aceitem sempre todos os meios de pagamento possíveis, para que nunca percam uma venda”, diz o responsável. Uma das grandes tendências do retalho, pela simplicidade e personalização dos pagamentos, a solução Buy Now, Pay Later é a aposta da Unicre para os próximos anos.
Grande Consumo – A Unicre lançou recentemente uma solução para possibilitar o parcelamento dos pagamentos de compras em loja, em parceria com a Parcela Já. Quais são os objetivos deste lançamento? Trata-se de mais uma ferramenta para apoiar a digitalização dos pagamentos?
Luís Gama – Este lançamento surge em linha com aquele que é o nosso propósito: criar experiências de pagamento que sejam realmente únicas e que aumentem valor para os nossos clientes e para o sector económico, em geral. A Reduniq tem, desde sempre, um papel relevante na economia, na forma como tem potenciado novo negócio e contribuído para a digitalização. Portanto, temos uma responsabilidade, em termos de relevância estrutural para a economia, para além de comercial, embora não escondamos que, obviamente, a nossa primeira preocupação é acrescentar valor aos nossos acionistas. Por isso, quando optamos por fazer um movimento tecnológico, temos de ter a certeza que o que estamos a fazer é muito sólido, porque não ser significa causar um impacto a dezenas de milhares de comerciantes e criar desconfiança.
A digitalização está cada vez mais acelerada e queremos contribuir muito para essa aceleração da digitalização da economia, acrescentar valor e rentabilidade aos nossos acionistas e contribuir para que os nossos comerciantes e os nossos clientes aumentem o negócio, que é o propósito fundamental deste produto.
GC – Era urgente trazer este tipo de soluções para as lojas físicas?
LG – Era também importante que a loja física pudesse ter uma panóplia mais ampla de meios de pagamento para os consumidores. Em muitos negócios, vemos um ou dois meios de pagamento e há imensos estudos a provar que isso limita imenso o consumo. Se entrar numa loja com uma nota de 50 euros, o que me interessa custar mais do que isso e não aceitarem cartão ou outro meio de pagamento que não seja o dinheiro, não vou fazer aquele consumo.