Notícia no Expresso Online.

Em 2023 num total de 871 milhões de transações, foram transacionados 28,8 mil milhões de euros, o que corresponde a 28 transações por segundo. Contactless domina com 81% do total. Média por compra com cartão caiu 4% face a 2022.

No final de 2023 foram realizados 28,8 mil milhões de euros em pagamentos físicos e online com cartão, num total de 871 milhões de transações. Este número correspondeu a 28 transações por segundo, segundo dados da Unicre divulgados esta sexta-feira.

O ano de 2023 tem-se revelado um ano lucrativo na banca, mas também se batem recordes no montante transacionado em pagamentos com cartões.

O número de transações subiu 15% para 871 milhões e o montante transacionados passou de 27,2 mil milhões em 2022 para 28,8 mil milhões no final de 2023.

Um resultado que traduz que ano após ano o pagamentos com cartões físicos e online, e em particular os pagamentos ‘contactless’ (sem digitalização de código) continuam a crescer.

Do total de pagamentos, segundo comunicado da UNICRE, os pagamentos ‘contactless’’ representaram 81% do total das transações da rede de aceitação de pagamentos.

A evolução da tecnologia tem contribuído para a utilização crescente da mesma por parte dos portugueses e também dos estrangeiros que visitam Portugal, sublinha a empresa.

João Baptista Leite, presidente da UNICRE, refere que “2023 foi sem dúvida um ano excecional para o nosso negócio de acquiring, tendo resultado de um esforço e compromisso de cada elemento da nossa empresa para alargar, diversificar e fidelizar cada vez mais a nossa carteira de clientes”.