Artigo Executive Digest
A sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência para se afirmar como um imperativo estratégico nos negócios. No setor financeiro, em particular no ecossistema dos pagamentos, as transações deixaram de ser apenas um ato funcional, passando a representar uma oportunidade concreta para reduzir o impacto ambiental, reforçar a confiança dos clientes nas organizações e posicionar as empresas como agentes ativos na construção de um futuro mais responsável.
Um dos passos mais relevantes para alcançar estes objetivos é a digitalização de processos e serviços, que tem vindo a redefinir os modelos operacionais no setor financeiro e, consequentemente, nos seus clientes empresariais. Esta transformação permite que os pagamentos se afirmem como verdadeiros catalisadores estratégicos da sustentabilidade empresarial.
De acordo com um estudo recente da Capgemini, as tendências no ecossistema de pagamentos apontam claramente para uma crescente digitalização no setor. Pagamentos instantâneos, plataformas em cloud e cartões virtuais não só aumentam a eficiência operacional, como também contribuem para melhores práticas de ESG, reduzindo a pegada de carbono por transação, promovendo uma maior transparência nos indicadores ambientais e sociais e apoiando a inclusão financeira.