Entrevista de Leonor Barros, Diretora de Capital Humano da UNICRE, para a Human Resources.
Com uma realidade de trabalho cada vez mais global e digital, a UNICRE enfrenta os desafios da atração e fidelização de talento com uma abordagem holística de employer branding, que vai desde a formação a modelos de trabalho personalizados.
Prestes a completar meio século de existência, a UNICRE, instituição portuguesa do sector financeiro, disponibiliza soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo, e tem estado associada a disrupções no mundo dos pagamentos, nomeadamente digitais. É o desígnio “ligamos pessoas, empresas e tecnologia, proporcionando experiências de pagamento únicas” que representa o propósito que procuram transpor também para a área da Gestão das Pessoas, revela Leonor Barros, directora de Recursos Humanos da instituição.
Nesse sentido, apostam numa estratégia que permita trazer metodologias de trabalho mais ágeis, eficientes e simples para os colaboradores, bem como em iniciativas que se revelem experiências diferenciadoras, de forma a garantir que ligam verdadeiramente as suas pessoas à organização.
Num universo de mais de 200 colaboradores, 61% detêm formação superior, e a equidade de género é assegurada com 53% colaboradores do sexo feminino e 47% do sexo masculino. A idade média é de 46 anos, e a directora de Pessoas realça que têm apostado fortemente em programas de trainees, de forma a conseguirem «trazer para dentro da organização pessoas com uma visão inovadora e desafiadora, que possam contribuir de forma crítica para a evolução do negócio».